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Planejamento e Implantação de Stip Mall e Power Center

Planejamento

Quando começamos imaginar a implantação de um Strip Mall ou um Power Center Iniciamos através de um planejamento, que acreditamos ser fundamental para a redução de custos na implantação e operação, assim buscamos garantir a melhor aceitação com seu futuro público consumidor.

Identificação de Mercado

Baseada em conceitos de análise de informações desenvolvemos estudos para a identificação de mercados e definição da vocação comercial de cada ponto em análise.

Através desses estudos conseguimos precisar variáveis mercadológicas importantes, que corretamente avaliadas definem o perfil apropriado do empreendimento para o mercado. Dentre inúmeras análises, destacamos:

 

  • Delimitação da Área de Influência
  • Identificação da oferta e demanda
  • Identificação e mensuração da concorrência
  • Mensuração da renda e hábitos de consumo
  • Mensuração do mercado já atendido Identificação da renda residual disponível
  • Projeção dos potenciais de consumo

A localização e correta mensuração do mercado potencial é o primeiro passo para a viabilização de qualquer empreendimento de varejo.

A delimitação precisa de sua área de influência é vital para a determinação do público a ser atendido, sobre o qual são desenvolvidos os estudos mais detalhados de mercado.

Nesses estudos, a empresa avalia não somente a opinião, os hábitos de compra, e os desejos do consumidor, mas também sua capacidade real de consumo, ou mercado residual, determinado através de dados sócio-econômicos que englobam desde sua renda até o mercado já atendido.

Identificação e Avaliação de Pontos

A identificação e seleção de pontos comerciais são efetuadas com abrangência nacional, englobando todas as questões de análise necessárias para sua avaliação:

  • Localização
  • Estrutura urbana
  • Vetores de crescimento urbano qualitativo e quantitativo
  • Acesso regional, expresso e local
  • Barreiras geográficas

Podemos citar que toda avaliação de pontos comerciais é desenvolvida sob os aspectos comerciais, econômico-financeiro, objetivando a minimização de riscos na negociação e implantação de cada nova operação. No aspecto comercial são analisados os pontos necessários à validação do local como indicação para a implantação de complexo comercial, de onde destacamos:

  • Demanda e público-alvo
  • Convergência comercial
  • Posicionamento estratégico
  • Sinergia com o comércio existente
  • Concorrência
  • Exposição regional e polarização

No aspecto econômico-financeiro são analisados os pontos necessários à validação do local como oportunidade de negócio, compreendendo:

  • Análise das condições comerciais em relação ao mercado local
  • Prazo de disponibilização do ponto
  • Análise econômico-financeira da aquisição ou locação
  • Desenvolvimento de projeções e fluxos futuros para a mensuração de retorno
  • Projeção de diferentes cenários

Na transação comercial de aquisição ou locação dos imoveis são analisados os pontos necessários à concretização, onde destacamos:

  • Análise sob o aspecto jurídico de disponibilidade
  • Verificação juntos aos Órgãos Competentes sobre a possibilidade de Implantação do futuro empreendimento
  • Pesquisa e análise de ônus sobre o imóvel
  • Pesquisa e análise de ônus sobre os proprietários do imóvel

Dimensionamento

O dimensionamento planejado de um Strip Mall ou Power Center irá proporcionar ao empreendedor uma maior rentabilidade e conseqüentemente um retorno mais rápido do investimento. É importante dimensionar cada etapa do empreendimento compatível com o mercado a ser atendido. O dimensionamento preciso de sua implantação minimiza os investimentos iniciais, maximizando o resultado através da redução dos custos operacionais.

Estudo Arquitetônico

Com as informações do estudo de mercado e com as tecnologias de obras utilizadas no mercado, orientamos o arquiteto do projeto, buscando soluções racionais, superando as expectativas do público alvo do empreendimento, minimizando os custos de construção e operação, observando critérios de qualidade, respeito ao consumidor e meio ambiente.

Definição do Mix

Podemos afirmar que este é o ponto mais importante do planejamento de um Strip Mall e Power Center. Através dele iremos determinar a vocação comercial do negócio, que público consumidor, e como fazê-lo.

Vamos planejar com base nos dados do estudo de mercado, a fim de oferecer ao público freqüentador o perfil de lojas, serviços e demais operações desejadas, buscando gerar uma circulação homogênea entre todas as áreas do empreendimento.

Viabilidade econômico-financeira

Com as informações do mercado, dados físicos da área disponível, zoneamento e legislação local, podem iniciar a elaboração do estudo de viabilidade econômico financeira.

O estudo de viabilidade será projetado para um período de 05 à 10 anos, mensurando o comportamento do negócio, incluindo a fase pré-operacional com todos os custos para a implantação do empreendimento, e sua operação até o detalhe da projeção mensal de resultados. Com todas estas informações e um conjunto de indicadores precisos como taxa interna de retorno, tempo de retorno do investimento, retorno médio do capital investido e outros, os empreendedores e investidores passam a possuir uma ferramenta que indica com clareza a rentabilidade e os riscos envolvidos no negócio.

O estudo de viabilidade econômica aliado a um rígido cronograma físico-financeiro, incluindo custos de construção e de operação, fontes de financiamento e previsão para lucro, asseguram ao empreendedor o retorno do seu investimento.

Estruturação Jurídica

O desenvolvimento jurídico correto deve estar em conformidade com as necessidades de investidores, empreendedores e mercado, proporcionando um bom relacionamento entre lojistas e gestores, minimizando custos e previnindo demandas de longo prazo. Desenvolvemos os seguintes trabalhos nessa área:

  • Elaboração da convenção de condomínio.
  • Elaboração da tabela de Coeficientes de Rateio de Despesas
  • Elaboração da escritura de normas gerais regedoras das locações.
  • Elaboração do regimento interno.
  • Elaboração do estatuto da associação de lojistas.
  • Elaboração dos modelos de contrato de locação.
  • Elaboração dos modelos de contrato de cessão de direitos.

Desenvolvimento do Projeto

Para o desenvolvimento do projeto e para que ele se transforme de papel em negócio rentável, atuamos em diversos pontos de extrema relevância para o sucesso do empreendimento:

  • Estabelecimento de plano estratégico de publicidade e ou de relações públicas para o lançamento e sustentação da fase de comercialização do projeto.
  • Desenvolvimento, junto ao empreendedor de Tabela de Comercialização (preços e condições).
  • Elaboração da estratégia de comercialização.
  • Estabelecimento do comitê de análise e aprovação de propostas de locação.
  • Acompanhamento do processo de comercialização do empreendimento, com participação no comitê de análise e aprovação.
  • Participação em todo o desenvolvimento, assessorando os empreendedores tanto comercialmente quanto em todos os aspectos de coordenação geral do empreendimento.

Implantação e Operacionalização

Para que se possa iniciar a operação propriamente dita, nossos profissionais contam com a experiência da implantação em Strip Mall e Power Center , buscando a efetivação das atividades com empresas e empreendedores com marcas e negócios reconhecidos no mercado. Além disso contamos com total parceria com vários players de mercado em todos as regiões , o que favorece a negociação a um nível nacional.